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Como primes sexuais levam a estereótipos de gênero no julgamento categorização e escolha do consumidor

Processo: 21/00600-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Delane Botelho
Beneficiário:Delane Botelho
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ramona De Luca
Assunto(s):Comportamento do consumidor  Teoria social cognitiva  Estereotipagem de gênero  Conteúdo sexual  Estímulos sexuais  Categorização  Julgamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categorização | Conteúdo sexual | Escolha do Consumidor | estereótipo de Gênero | Julgamento | Teoria Social Cognitiva | Comportamento do Consumidor

Resumo

Desde a adolescência, os consumidores são expostos a estímulos sexuais no seu dia a dia. Além das mensagens de Marketing, outros meios contribuem para esse fenômeno, como as mídias populares (música, dança etc.), canais como plataformas de mídia social e, mais explicitamente, os sites pornográficos. Apesar da abundância desses estímulos sexuais, pouco se sabe sobre seus efeitos nos processos psicológicos para o julgamento, categorização e escolha do consumidor. Com base na teoria social cognitiva, que sugere que as pessoas podem aprender comportamentos por meio da exposição repetida via mídia, e na teoria do script cognitivo, que sugere que os scripts de mídia criam um modelo heurístico para a tomada de decisão, as seguintes questões de pesquisa são propostas: como a exposição a estímulos sexuais levam os consumidores a julgamentos, categorização e escolhas estereotipadas de produtos baseadas no gênero? Quais são os mecanismos implícitos e psicológicos que estão por trás desse efeito? Como o conteúdo sexual heterossexual reflete diferenças reais de gênero no comportamento social, presumo que a exposição contínua a estímulos sexuais muda a forma como homens e mulheres se percebem, influenciando também como se comportam como consumidores. Cinco experimentos foram desenhados para testar três hipóteses. Os resultados podem contribuir para o conhecimento de forma original e prática: i) a compreensão dos mecanismos subjacentes de como a exposição a estímulos sexuais molda o comportamento do consumidor; ii) o aprofundamento do método de priming no contexto brasileiro; iii) a compreensão de como homens e mulheres, e seus comportamentos, são impactados quando expostos a estímulos de conteúdo sexual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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