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Política e gestão da educação na Rede Estadual Paulista, 1995-2018

Processo: 21/08466-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação  Política educacional  Avaliação do ensino público  Ensino público  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão Educacional | política educacional | Rede estadual paulista | Política Educacional

Resumo

Neste livro, fruto da pesquisa Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995-2018), os autores assumiram o desafio de analisar a política educacional do governo de São Paulo no período de 1995 a 2018, tendo como foco a construção da agenda, a formulação e a implantação de programas e projetos com base em estudo documental e bibliográfico. Por meio de uma apresentação pormenorizada de programas e projetos desenvolvidos num período de 24 anos, as decisões e ações de diferentes gestores e formuladores de políticas educacionais foram analisadas para a compreensão dos pressupostos que orientaram a gestão da rede estadual de ensino paulista e do Centro Paula Souza e a política educacional no período, considerando continuidades e descontinuidades. Nos seis primeiros capítulos, os leitores encontrarão uma descrição analítica dos principais programas e projetos implantados em cada uma das gestões do PSDB no governo paulista no período de 1995 a 2018. No sétimo, a partir da trajetória do CPS, analisa-se como a relação educação e formação técnico-profissional também foi orientada pelos princípios e instrumentos da Nova Gestão Pública. No último, são analisadas a tentativa de aprovar o "Plano Estadual de Educação: Proposta da Sociedade Paulista" (PEE-PSP), elaborado por setores organizados da sociedade civil no início dos anos 2000, bem como as disputas ocorridas no processo de construção desta política de Estado, com suas diretrizes e metas, em 2015-16, que resultaram na Lei n. 16.279/2016, o Plano Estadual de Educação ora em vigor. De um ponto de vista metodológico, os capítulos se orientam pela intenção de analisar a política educacional paulista e identificar avanços e resistências, o que permite direcionar os esforços analíticos tomando diversas situações em que a natureza e a ação do Estado se fazem presentes na concepção do "governo em ação", enfatizando-se aí a iniciativa governamental. Com efeito, o governo é ator preferencial para a compreensão dos contratos sociais que lhe conferem legitimidade para deliberar sobre os problemas e as demandas sociais. (AU)

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