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Educação e aprendizagem em rede para todos: um ambiente virtual de baixo custo para populações vulneráveis

Processo: 21/06846-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Flávia Linhalis
Beneficiário:Flávia Linhalis
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:André Constantino da Silva ; Julio Cesar dos Reis
Bolsa(s) vinculada(s):23/03202-5 - Desenvolvimento de frontend acessível em Angular para um AVA com recursos offline, BP.TT
23/01184-0 - Desenvolvimento backend em Java Spring Boot para ferramentas com recursos offline, BP.TT
23/01296-2 - Educação a distância com ambiente virtual offline, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/01179-6 - Desenvolvimento frontend em Angular para ferramentas com recursos offline, BP.TT
22/11148-8 - Desenvolvimento de backend em Java Spring Boot para um AVA com recursos offline, BP.TT
22/09514-6 - Desenvolvimento de frontend acessível em Angular para um AVA com recursos offline, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Tecnologia educacional  Ambiente virtual de aprendizagem  Código aberto  Inclusão digital 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes virtuais de aprendizagem | Educação e Aprendizagem em rede | Inclusão Digital | Redes de baixo custo | Tecnologias Educacionais

Resumo

A extensão territorial do Brasil, combinada com as diferenças sociais, traz consigo o grande desafio de dar oportunidades de acesso à tecnologia e ao conhecimento a todos. A situação de isolamento social que estamos vivenciando deixou essas diferenças ainda mais evidentes em variadas esferas - desigualdade de renda, social, de gênero, de acesso à educação e ao conhecimento. Como garantir educação e aprendizagem em rede para todos? No Brasil, quando tratamos sobre ensino remoto, nos referimos ao ensino que acontece muitas vezes por meio do celular, utilizando uma rede intermitente. Com escolas e universidades fechadas, podemos ver que o direito de estudar se dá de uma maneira desigual, que a falta de condições de acesso à tecnologia e à Internet pode agravar ainda mais o abismo social existente no Brasil e em outros países subdesenvolvidos. É um cenário que evidencia a urgência em incorporar tecnologias que possibilitem a educação e aprendizagem, nos diversos segmentos da educação, de uma maneira mais igualitária. Ao pensar em cenários em que a conectividade não é possível ou limitada, a escolha de plataformas que possibilitam o trabalho e o estudo off-line pode fazer a diferença para um público significativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir com o projeto e desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de código aberto, com vistas a melhorar lacunas identificadas na literatura no que se refere as i) questões sociais referentes a desigualdades de acesso e exclusão digital e ii) questões econômicas que surgiram com a alta dos preços de componentes eletrônicos e com a ampla adoção de soluções tecnológicas, aparentemente, gratuitas. Como resultados, espera-se ter um AVA que possa trabalhar off-line ou em redes intermitentes e que possa ser instalado em um hardware de baixo custo. (AU)

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