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Filosofia política em Agostinho

Processo: 20/02751-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Luiz Marcos da Silva Filho
Beneficiário:Luiz Marcos da Silva Filho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia medieval  Teleologia  História  Natureza  República  Vontade  Povos  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História | natureza | povo | República | teleologia | Vontade | História da Filosofia Medieval

Resumo

Em A cidade de Deus, Agostinho apresenta uma concepção de política ambivalente, pois a política adquire positividade ou negatividade conforme a identidade ou contradição de uma civitas ou res publica consigo mesma. Mais precisamente, a cidade celeste, que guarda dois modos de existência, um na história, outro na eternidade, conquista progressivamente identidade na medida em que na história há um processo coerente dela em direção ao seu modo de existência por excelência, na eternidade. Já a cidade terrena existe na história em contradição e conflito ao tornar-se escrava da própria libido de dominação, de maneira que sua história é de progressiva danação e perda de ser. Por consequência, uma cidade guarda estatuto político a despeito de sua orientação ou desorientação moral. Além do mais, o fundamento da política agostiniana não é nem a natureza, nem a razão. Assim, notadamente contra Cícero, Agostinho empreende uma desnaturalização da política e a fundamenta em certo conceito de vontade. Nosso propósito será investigar os traços do voluntarismo político agostiniano por meio da gênese do modo de existência histórico, ou exórdio, de ambas as cidades. (AU)

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