Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliar a cicatrização da instalação de implantes em animais com comprometimento sistêmico (alendronato e obesidade)

Processo: 20/06287-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2022 - 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Beneficiário:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Bruno Luís Graciliano Silva ; Camila Chierici Marcantonio ; Elcio Marcantonio Junior ; Julio Cesar Sánchez-Puetate ; Morgana Rodrigues Guimarães Stabili
Assunto(s):Implantodontia  Cicatrização  Ósseointegração  Tratamento de superfície em implantes dentários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:obeso | osseointegração | Superfície de implante | Implantodontia

Resumo

Este projeto tem como objetivo avaliar a cicatrização da instalação de implantes em animais com comprometimento sistêmico (alendronato e obesidade). Serão utilizados 120 ratos que serão divididos em 6 grupos com 16 animais cada, e avaliados em dois períodos experimentais (15 e 45 dias). Os grupos serão divididos de acordo com o tipo de implante que será instalado na tíbia dos animais e a condição sistêmica dos mesmos: Grupo Hidrofílico/Saudável: animal sistematicamente saudável, e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido e mantida em solução de cloreto de sódio; Grupo Hidrofóbico/Saudável: Animal saudável e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido; Grupo Hidrofílico/Obeso: Animal Obeso e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido e mantida em solução de cloreto de sódio; Grupo Hidrofóbico/Obeso: Animal Obeso e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido; Grupo Hidrofílico/Alendronato: Animal com utilização de alendronato e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido e mantida em solução de cloreto de sódio; Grupo Hidrofóbico/Alendronato: Animal com utilização de Alendronato e instalação de implante com superfície modificada por jateamento de óxidos e ataque ácido. Serão realizadas análises: biomecânicas (contra torque de remoção dos implantes), histométricas (avaliação do contato do osso com os implantes e da área de formação óssea entre as roscas), análise de formação óssea (fluorcromos-Calceína e Alizarina), microtomográfica (avaliação da área óssea ao redor dos implantes), imuno-histoquímica (expressão da proteína morfogênica óssea 2 (BMP-2), da fosfatase alcalina (AP) e da osteocalcina (OCN) e determinação da expressão proteica por espectrometria de massa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA GAZITO DIAS; BRUNO LUIS GRACILIANO SILVA; JULIO CESAR SÁNCHEZ PUETATE; ROSEMARY ADRIANA CHIERICI MARCANTONIO. Comparação de diferentes metodologias para análise histométrica de implantes: estudo em ratos. Rev. odontol. UNESP, v. 52, . (20/06287-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: