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Semiótica da Imprevisibilidade. Seminário Internacional de Celebração do Centenário de Iúri Lotman

Processo: 22/06916-6
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 26 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Irene de Araújo Machado
Beneficiário:Irene de Araújo Machado
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História  Semiótica das culturas  Tempo  Educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:explosão | História | imprevisibilidade | Iúri Lotman | semiótica da cultura | Tempo | Educação

Resumo

A Programação do Seminário dedicado a celebrar o centenário do semioticista Iúri Lotman foi concebida a partir das artérias fundamentais de seu pensamento semiótico da cultura no estudo das transformações históricas organizadas no espaço-tempo. Nelas os conceitos de imprevisibilidade e de sujeito histórico definem metodologias de análise da dinâmica dos processos culturais. Os trabalhos selecionados inserem tais premissas no debate cultural contemporâneo em suas emergências imprevisíveis, por exemplo, a comunicação intercultural, sintetizando os temas das mesas (1) Dinâmicas, paradoxos, complexidades dos processos histórico-culturais: questionamento dos conceitos que constituem paradoxos que alimentam a ciência da história. (2) Modelos culturais disruptivos em processos de transformações históricas: problemas da modelização de linguagens da cultura no processo de significação em que as diferentes classes de signos se implicam mutuamente e se transformam. (3) Diálogos e afinidades da metalinguagem crítica lotmaniana voltada para as interconexões do pensamento semiótico de Lotman com teóricos e artistas de diferentes sistemas semióticos, caso do cinema, da literatura, das artes. (4) Metalinguagem crítica lotmaniana na cultura contemporânea que não implica apenas o método de investigação mas também a compreensão da semiose do fazer científico e a geração de novas informações que dinamizam a cultura.(5) Processos dinâmicos como mecanismo da cultura e da arte em que o movimento da arte em suas diferentes semioses é analisado na dinâmica da inovação cultural. (6) Controvérsias do tempo histórico e os desafios da consciência de sujeitos históricos que não se submetem a determinações, mas resultam de escolhas realizadas por sujeitos históricos submetidos a coordenadas do tempo e espaço regidos por instabilidades. (AU)

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