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Crédito como instrumento de inclusão da baixa renda

Processo: 22/08436-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Farah Diba Mary Anni Abrantes Braga
Beneficiário:Farah Diba Mary Anni Abrantes Braga
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Danny Pimentel Claro
Auxílio(s) vinculado(s):23/06106-7 - 2023 AMA Summer Academic Conference, AR.EXT
Assunto(s):Tomada de decisão  Inclusão financeira  População de baixa renda  Crédito  Bem-estar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixa Renda | Bem-estar financeiro | Cédito | inclusão de gênero | Inclusão financeira | Objetivos de sustentabilidade Nações Unidas | Tomada de decisão financeira da baixa renda

Resumo

Esse estudo investiga o uso e a gestão de crédito por consumidores de baixa renda visando entender se o acesso ao crédito pode aumentar (ou não) o bem-estar desses consumidores. Quando uma sociedade enfrenta restrições financeiras, as consequências para o bem-estar são profundas, mas a população de baixa renda é ainda mais suscetível a essas consequências. Tais consumidores são negligenciados quando se trata do mercado de crédito. Eles são muitas vezes vítimas de credores predatórios que cobram altas taxas de juros e não têm nenhum propósito em ajudá-los além do lucro. No entanto, o cartão de crédito se tornou parte essencial da vida do consumidor, e a falta de acesso ao crédito pode impedir que esse consumidor melhore seu consumo dessa forma perpetuando ainda mais sua má condição econômica. Pesquisas anteriores sugerem que o uso do cartão de crédito fomenta comportamentos financeiros destrutivos, como o alto endividamento. No entanto, pesquisas recentes sugerem que o contrário. Nosso argumento é que o acesso ao crédito pode reduzir as restrições financeiras da população de baixa renda, se utilizado adequadamente, podendo ser esse uma ferramenta para melhorar seu bem-estar. Esse estudo pretende à pergunta: Como o uso do cartão de crédito afeta o bem-estar geral dos consumidores de baixa renda? Nenhuma pesquisa anterior (até onde sabemos) estudou o uso de cartões de crédito (comportamento real) pela população de baixa renda. Nossa coleta de dados consistirá em duas fases: o estudo 1 analisará o comportamento real da baixa renda usando cartão de crédito; o estudo 2 investigará as relações causais usando experimentos on-line de campo e de laboratório. Esta pesquisa pretende oferecer insights sobre como as práticas de marketing podem prevenir o uso incorreto do crédito e fomentar o bom uso do crédito pela população de baixa renda. Podendo contribuir para políticas e programas de governo como o Bolsa do Povo. Além disso, contribuímos para reimaginar a estratégia de marketing, indo além do lucro, garantindo que os vulneráveis e as mulheres tenham o poder de fazer suas contribuições expressivas nos mercados. (AU)

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