Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade em debate na administração

Processo: 22/10742-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:André Luis Silva
Beneficiário:André Luis Silva
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração de recursos humanos  Diversidade  Educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Administração | Diversidade | Educação | Gestão de Pessoas

Resumo

Embora a diversidade permita múltiplas abordagens em sua interface com a Administração, publicações acadêmicas, jornalísticas e empresariais da área, têm priorizado a divulgação de estudos em duas frentes que versam sobre: i) incrementos financeiros de práticas inclusivas nas organizações; e, ii) mapeamentos da sub-representação de grupos minorizados nesses espaços. Ainda que esses estudos tragam resultados contraintuitivos, o debate sobre diversidade na Administração está circunscrito a prevalência de certos enfoques, o que mostra o quanto temos que avançar na pauta. Para contribuir com esse avanço, o objetivo central deste projeto é investigar a repercussão da diversidade em debate na formação de novas gerações de administradores. O projeto reúne uma base empírica formada por 286 diários reflexivos escritos por graduandos em Administração, após cursarem uma eletiva em diversidade. A coleta foi realiza na cidade de São Paulo, entre 2016 e 2022, dentro de uma das principais escolas de Administração da América Latina. Este projeto visa dar continuidade as demais fases da pesquisa para igualmente endereçar os objetivos específicos de: i) ampliar o debate sobre interfaces da diversidade na Administração; ii) gerar insights teóricos e práticos sobre a educação para a diversidade na área; e, iii) aprimorar a produção de textos científicos para difusão em periódicos de alto impacto. Espera-se que este projeto ao ecoar vozes de estudantes cuja diversidade foi um valor incorporado em suas formações, expanda o debate da diversidade na Administração, ao propor uma nova vertente de estudos no campo que sugere a educação para a diversidade, enquanto uma abordagem alternativa para compreender os efeitos de práticas inclusivas nas organizações e fomentar o combate, mais incisivo, a sub-representação de grupos minorizados nesses espaços. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANE SANTIAGO DE SOUZA; ANDRÉ LUIS SILVA. Mulheres na alta liderança do Banco Central do Brasil. Cad. EBAPE.BR, v. 22, n. 2, . (22/10742-3)
MARIA FERNANDA RIOS CAVALCANTI; ANDRE LUIS SILVA. Maria Ester de Freitas para além do pioneirismo: crítica e “brasilidade” nos estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR, v. 21, n. 6, . (22/10742-3)