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O programa filosófico tardio de Ernst Cassirer: o legado do simbólico na construção do mundo comum

Processo: 22/03210-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Rafael Rodrigues Garcia
Beneficiário:Rafael Rodrigues Garcia
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriano Ricardo Mergulhão ; Ivânio Lopes de Azevedo Júnior ; Lucas Alessandro Duarte Amaral
Bolsa(s) vinculada(s):25/07299-9 - A influência do Debate de Davos sobre a virada de Heidegger., BP.IC
24/21068-7 - A posição das ciências da cultura no sistema das formas simbólicas em Ernst Cassirer: Um estudo em teoria das ciências humanas sob o paradigma da filosofia transcendental, BP.MS
24/15847-3 - Noção de raça na gênese do mito, BP.MS
23/18244-5 - A dimensão normativa na virada ética da Filosofia da Cultura de Ernst Cassirer, BP.MS
Assunto(s):Escola de marburgo  Filósofos  Alemães  Idealismo  Kantismo  Cultura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ernst Cassirer | Escola de Marburgo | Filosofia da Cultura | Idealismo Critico | Neokantismo | Filosofia da cultura

Resumo

Este projeto tem por objetivo analisar em detalhe a última fase da produção filosófica de Ernst Cassirer, mais especificamente, os escritos e estudos do período de exílio no qual se dá uma "virada ética" em seu programa. Com isso, pretendo reconstruir as etapas da reconfiguração de sua filosofia da cultura que culminam na proposição de uma antropologia filosófica e uma filosofia política cujo eixo central é a noção de símbolo. A partir disso, busca-se compreender com maior profundidade as obras legadas pelo filósofo em seus últimos anos de vida e reinscrevê-las na paisagem intelectual atual, acompanhando assim os estudos mais recentes da obra de Cassirer e do neokantismo na cena internacional, sobretudo no que concerne à releitura do próprio movimento neokantiano, amplamente considerado, como "Kulturphilosophie". São três as principais obras produzidas nesse período de exílio que interessam a este projeto: A lógica das ciências culturais, de 1941, Antropologia filosófica (ou Ensaio sobre o homem), de 1944, e O mito do Estado, de 1946. Além destas obras, interessa a este projeto em primeiro plano os textos que são produzidos ao longo dos anos de exílio, nos quais encontramos o processo de reconfiguração do programa filosófico que se desdobra a partir de 1935. Conferências como O conceito de filosofia como problema filosófico (1935) e Idealismo crítico como filosofia da cultura (1936), artigos como Fundamentação naturalista e humanista da filosofia da cultura (1939), os manuscritos dos cursos no exílio sobre Kant (ECN 15) e sobre Hegel (ECN 16) e os manuscritos de preparação do que viriam a ser as três obras mencionadas acima (ECN 5 - cursos sobre ciências da cultura; ECN 6 - sobre antropologia filosófica; ECN 9 - escritos políticos, manuscritos do Mito do Estado) são os principais materiais para efetivar essa reconstrução. (AU)

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