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Proposta de acompanhamento de professores em início de carreira no bercário

Processo: 22/16693-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Laura Noemi Chaluh
Beneficiário:Laura Noemi Chaluh
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/13834-9 - Os professores de bebês e o cotidiano escolar, BP.TT
Assunto(s):Educação infantil  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acompanhamento docente | Educação Infantil | formação de professores | Professores em início de carreira | Trabalho Pedagógico | Formação de professores

Resumo

O objeto de estudo da pesquisa é o curso de formação "Professores em início da carreira docente: o trabalho pedagógico com os bebês". Trata-se de uma proposta de formação que será oferecida para os professores no início da carreira dos Berçários I e Berçários II (que integram a Etapa I da Educação Infantil) vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro (SME) no período 2023-2024. O objetivo geral da pesquisa é compreender os processos formativos que favorecem o acompanhamento dos professores em início da carreira e que oferecem subsídios para que eles reflitam sobre o trabalho pedagógico nos berçários. A problemática da pesquisa é: Quais concepções e propostas formativas podem fundamentar a composição de políticas e/ou programas de acompanhamento de professores iniciantes na carreira e que possibilitam uma melhor inserção no contexto de trabalho e nas redes de ensino junto aos berçários? A proposta formativa apresentada terá desdobramentos uma vez que: a) vou realizar atividades de intervenção nas escolas da rede contempladas na busca por afiançar o diálogo entre as professoras e suas respectivas professoras coordenadoras, atendendo assim a singularidade de cada escola e, b) realizar encontros mensais com as professoras coordenadoras das escolas contempladas na busca por aprofundar a articulação do trabalho pedagógico nos Berçários. Trata-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir da qual pretendo trazer minhas experiências no diálogo com as experiências das professoras, uma vez que, sendo coordenadora desse grupo de profissionais busco compreender quais as incertezas e desafios que esses profissionais vivenciam diariamente e de que forma o processo formativo vivido no curso é efetivamente um espaço de acompanhamento dos participantes. Essa perspectiva de pesquisa está articulada a uma concepção de ciência sustentada no referencial teórico bakhtiniano que propõe o cotejamento de dados como forma de interpretação (GERALDI, 2012). Os dados vão ser produzidos a partir de: escritas registradas no meu caderno de bordo; escritas individuais e/ou coletivas produzidas pelos professores no contexto do curso, escritas individuais que os professores possam vir a compartilhar nesse espaço de formação. Para ampliar a discussão teórica vou realizar uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) de teses e dissertações no período 2018-2022, tendo como critério que essas produções tratem dos professores no início de carreira nos Berçários. Com esse levantamento objetivo mapear a existência de produções acadêmicas que problematizem práticas de acompanhamento desses docentes no início de carreira e destacar questões específicas vinculadas ao trabalho pedagógico desses docentes nos Berçários. A pesquisa pretende contribuir com alguns princípios que possam fundamentar a definição de políticas de acompanhamento aos professores iniciantes no contexto dos berçários nas escolas e redes de ensino. (AU)

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