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Aprendizagem baseada em pares: motivação, satisfação e autoconfiança para a aprendizagem no programa de monitoria em laboratórios de habilidades e simulação

Processo: 23/03579-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Alessandra Mazzo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoal de saúde  Educação profissionalizante  Capacitação profissional  Autoconfiança  Motivação  Satisfação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem baseada em pares | Autoconfiança | laboratorio de ensino | Monitoria Acadêmica | Motivação | satisfação | Educação de profissionais de saúde

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral compreender as implicações da Aprendizagem Baseada em Pares dada pela monitoria acadêmica em laboratório de habilidades e simulação clínica para a motivação, satisfação e autoconfiança para a aprendizagem entre os estudantes de graduação e como objetivos específicos a) identificar, sintetizar e analisar o conhecimento científico produzido sobre as implicações do uso da simulação clínica na motivação para aprendizagem dos estudantes de graduação; b) caracterizar os estudantes monitores e monitorados que participam de monitoria acadêmica em laboratório de habilidades e simulação clínica; c) compreender as motivações dos estudantes para participarem como monitores nos programas de monitoria acadêmica em laboratórios de habilidades e simulação clínica; d) Compreender as motivações dos estudantes para participarem como monitorados nos programas de monitoria acadêmica em laboratórios de habilidades e simulação clínica; e) identificar e comparar a motivação, satisfação e autoconfiança para a aprendizagem entre estudantes monitores e monitorados. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo sequencial explanatória, composta por três etapas: A) ETAPA 1: um estudo metodológico realizado por meio de revisão de escopo que segue a estratégia de Scoping Review proposta pelo Instituto Joanna Briggs. Utilizando-se a estratégia população, conceito e contexto a pergunta de pesquisa definida foi "Quais as implicações da simulação clínica na motivação para aprendizagem de estudantes de graduação de cursos da área da saúde (enfermagem e medicina)?. A busca dos artigos será realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed/MEDLINE), Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após leitura criteriosa dos títulos e resumos dos estudos encontrados, os que responderem à pergunta de busca serão selecionados para a leitura de texto completo. ETAPA 2 - Estudos de Campo: seguidos os critérios éticos, serão realizados dois estudos num centro de habilidades e simulação de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, junto aos estudantes graduandos do curso de medicina monitores (pares) do local e os monitorados. Estudo 1: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Por meio de questionário aberto, encaminhando de forma on line serão coletados dados relacionados questões que motivaram os estudantes a participar como monitor ou monitorados, quais ganhos pessoais e do grupo compreendidos e fatores a serem melhorados no programa de monitoria. Os dados serão transcritos e analisados com apoio do software IRAMUTEC®. por classificação hierárquica descendente. As classes obtidas nomeadas a partir da identificação e análise de domínios textuais e da interpretação dos significados, para cada um dos corpora textuais e analisados por meio dos vocábulos mais relevantes e análise textual do conteúdo, os resultados apresentados na forma de quadros, figuras e relatório discursivo. No estudo 2, de intervenção do tipo quase experimental pós teste, será avaliado o grupo de monitorados após prática de monitoria de exame físico abdominal (treino de habilidades Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE). Antes e após a prática os monitorados responderão. Antes de após a prática os monitores e os monitorados responderão a instrumento de caracterização, Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem e Escala de Motivação Situacional. Os dados serão transportados e analisados por meio do software Análise dos Dados SPSS. Para análise dos instrumentos serão utilizadas as recomendações dos autores originais e de acordo com análise amostral estatística descritiva e testes paramétricos e/ ou não paramétricos. Os dados dos estudos de campo serão triangulados entre si. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, GABRIEL XAVIER; ITAO, PATRICIA MALAGUTTI MENEGHETTI; SOLDERA, ANDREZZA GABRIELLY DOS SANTOS; SOARES, ADSON HUGO GONSALVES; MAZZO, ALESSANDRA. Emotional aspects of home-based patients using urinary catheters: a scoping review. Revista O Mundo da Saúde, v. 48, p. 12-pg., . (23/03579-1)