Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação, educação e tecnologia: estudos contemporâneos

Processo: 22/14102-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Wilton Garcia Sobrinho
Beneficiário:Wilton Garcia Sobrinho
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (FATEC Itaquaquecetuba). Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Itaquaquecetuba , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia  Educação  Novas tecnologias da comunicação  Tecnologias emergentes  Tecnologia educacional  Região metropolitana  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Educação | Estudos Contemporâneos | Laboratório de Comunicação Tecnológica | tecnologia | Tecnologia

Resumo

Este projeto de pesquisa relaciona comunicação, educação e tecnologia, a partir de estudos contemporâneos, ressaltados como produção de conhecimento, produção de subjetividade e produção de informação, no contexto reflexivo, conceitual e crítico, na expectativa de imprimir a cultura da pesquisa na Fatec Itaquaquecetuba. A ideia é propor uma investigação científica que compreende a experiência digital de estudantes, professores e profissionais desta Instituição de Ensino Superior, localizada na periferia da região metropolitana de São Paulo. O problema de pesquisa, então, destaca uma questão: como os campos da comunicação e da tecnologia podem impactar nas produções de conhecimento, subjetividade e informação no ensino superior, em especial no ensino tecnológico atualmente? Trata-se de examinar determinada produção de conteúdo desenvolvida por essa comunidade discursiva, ao considerar os fatores recorrentes que tangenciam interdisciplinarmente a dinâmica comunicacional, educativa e tecnológica. Para tanto, o procedimento metodológico contempla três ações: leitura, escrita e prática. De modo estratégico, tais ações investigativas alicerçam uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca da comunicação tecnológica desdobrada nas redes sociais da internet com lives, podcasts, entrevistas, vídeos, fotografias, entre outros. E o embasamento teórico de estudos contemporâneos contextualiza os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Os resultados desta investigação devem apresentar um debate científico-tecnológico com a ação inclusiva para dirimir desigualdades econômicas e sociais, neste município e região. Ao contribuir para a realização de pesquisas sobre a formação educacional tecnológica dos/as participantes, verificam-se desafios de atualização, inovação e difusão no avanço da resolução de problemas, com as mudanças de paradigmas no Brasil e no mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)