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Processo: | 22/14102-9 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2023 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2025 |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação |
Pesquisador responsável: | Wilton Garcia Sobrinho |
Beneficiário: | Wilton Garcia Sobrinho |
Instituição Sede: | Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (FATEC Itaquaquecetuba). Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Itaquaquecetuba , SP, Brasil |
Assunto(s): | Tecnologia Educação Novas tecnologias da comunicação Tecnologias emergentes Tecnologia educacional Região metropolitana São Paulo (SP) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Comunicação | Educação | Estudos Contemporâneos | Laboratório de Comunicação Tecnológica | tecnologia | Tecnologia |
Resumo
Este projeto de pesquisa relaciona comunicação, educação e tecnologia, a partir de estudos contemporâneos, ressaltados como produção de conhecimento, produção de subjetividade e produção de informação, no contexto reflexivo, conceitual e crítico, na expectativa de imprimir a cultura da pesquisa na Fatec Itaquaquecetuba. A ideia é propor uma investigação científica que compreende a experiência digital de estudantes, professores e profissionais desta Instituição de Ensino Superior, localizada na periferia da região metropolitana de São Paulo. O problema de pesquisa, então, destaca uma questão: como os campos da comunicação e da tecnologia podem impactar nas produções de conhecimento, subjetividade e informação no ensino superior, em especial no ensino tecnológico atualmente? Trata-se de examinar determinada produção de conteúdo desenvolvida por essa comunidade discursiva, ao considerar os fatores recorrentes que tangenciam interdisciplinarmente a dinâmica comunicacional, educativa e tecnológica. Para tanto, o procedimento metodológico contempla três ações: leitura, escrita e prática. De modo estratégico, tais ações investigativas alicerçam uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca da comunicação tecnológica desdobrada nas redes sociais da internet com lives, podcasts, entrevistas, vídeos, fotografias, entre outros. E o embasamento teórico de estudos contemporâneos contextualiza os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Os resultados desta investigação devem apresentar um debate científico-tecnológico com a ação inclusiva para dirimir desigualdades econômicas e sociais, neste município e região. Ao contribuir para a realização de pesquisas sobre a formação educacional tecnológica dos/as participantes, verificam-se desafios de atualização, inovação e difusão no avanço da resolução de problemas, com as mudanças de paradigmas no Brasil e no mundo. (AU)
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