Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de sistemas domiciliares de tratamento de efluentes domésticos na qualidade das águas subterrâneas: Piratininga (RJ)

Processo: 94/03281-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1994
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1996
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alberto Pacheco
Beneficiário:Alberto Pacheco
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Tratamento de esgotos sanitários  Poluição da água  Águas subterrâneas  Saúde pública  Litoral 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua Subterranea | Efluentes Domesticos | Litoral | Poluicao | Saude Publica

Resumo

O presente estudo aborda a problemática da falta de infra-estrutura sanitária, água e esgotos, em áreas densamente povoadas. Esse é o caso da região litorânea de Piratininga, Niterói (RJ). Ali, a população utiliza sistemas de tratamento "in situ", fossa e/ou sumidouro, para a disposição dos efluentes domésticos e a construção de cacimbas ou poços tubulares pouco profundos para abastecer-se de água. É grande o risco de contaminação dessa água por elementos químicos e bacteriológicos, principalmente em função da concentração populacional nas áreas de baixada e do tamanho dos lotes que visam à minimização da área e a maximização do número, favorecendo a interação fossa/poço. O problema se agrava por tratar-se de um aqüífero vulnerável e pouco profundo, o que facilita o rápido transporte de contaminantes em direção ao lençol. Pretende-se, neste projeto, discutir a questão da qualidade da água subterrânea na região, utilizada por mais de 90% da população e do risco que seu consumo possa representar para a saúde pública. Serão utilizados parâmetros químicos e bacteriológicos com o objetivo de definir as áreas e períodos de risco. Analisando o conjunto dos dados obtidos neste trabalho, se procura propor um sistema de tratamento de efluentes domésticos que seja adequado às necessidades locais e propicie a boa qualidade do aqüífero. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)