Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exposição alimentar e caracterização do risco à saúde de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e micotoxinas em alimentos à base de trigo comercializados em São Paulo, Brasil.

Processo: 23/15185-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Geni Rodrigues Sampaio
Beneficiário:Geni Rodrigues Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Palma de Almeida ; Edgar Augusto Costa Pinto ; Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres ; Marcelo Macedo Rogero ; Olga Maria da Silva Viegas ; Rosana Aparecida Manólio Soares Freitas ; Simone Alves da Silva
Assunto(s):Micotoxinas  Trigo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exposição alimentar | HPAs | Massas | Micotoxinas | pães | Trigo | Engenharia II

Resumo

Introdução: O trigo é um dos principais cereais cultivados no mundo. O grão é consumido na forma de pães, massas e biscoitos, e representa uma importante fonte de alimento. Alimentos à base de trigo são consumidos com frequência e em quantidades elevadas pela população brasileira. Pães, massas e biscoitos são submetidos a diversos tratamentos térmicos, variando de acordo com as características de cada alimento. Produtos à base de trigo são suscetíveis a contaminação por micotoxinas, metabólitos secundários tóxicos de fungos e a formação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), compostos formados a partir da combustão incompleta de matéria orgânica. Ambos possuem potencial carcinogênico, mutagênico e genotóxico, portanto, prejudiciais a saúde humana. Considerando que os produtos à base de trigo são altamente consumidos no Brasil, com importante valor nutricional, avaliar a contaminação quanto aos HPAs e micotoxinas é de fundamental importância em função das poucas pesquisas realizadas. Objetivos: Estudar a contaminação por HPAs e micotoxinas em alimentos à base de trigo e avaliar a exposição e o risco carcinogênico da população ao consumo destes produtos. Metodologia: Serão avaliados diferentes grupos de alimentos à base de trigo obtidos no comércio da cidade de São Paulo, quanto à contaminação por HPAs e micotoxinas. Os compostos serão quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência. Adicionalmente, será realizada a caracterização do risco para a população brasileira resultante da exposição a estes contaminantes por meio do consumo de produtos. Resultados esperados: Este trabalho irá contribuir para a avaliação dos níveis de HPAs e micotoxinas em alimentos à base de trigo de elevado consumo pela população brasileira, considerando o risco a estes contaminantes. Além disso, os resultados gerados poderão dar subsídios para elaboração e revisão da legislação nacional destes compostos em alimentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)