Busca avançada
Ano de início
Entree

Cotejamento da Educação Profissional do Centro Paula Souza e do Ceará (2005-2022): fundamentos político-pedagógicos da educação e princípios teórico-metodológicos da gestão

Processo: 23/12896-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Henrique Tahan Novaes
Beneficiário:Henrique Tahan Novaes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ceará  Educação profissionalizante  Política educacional  São Paulo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceará | Centro Paula Souza | Educação Profissional | política educacional | São Paulo | Educação Profissional

Resumo

A publicação do Decreto nº 5.154/2004 iniciou um novo ciclo na Educação Profissional de nível médio no Brasil. Este novo ciclo tem produzido inúmeras análise e debates. Apesar dos avanços na análise desta importante política educacional e sua implementação em alguns estados da federação, ainda não existem estudos significativos que cotejem sistemas de educação, especialmente através da comparação dos fundamentos teórico-políticos e suas formas de gestão.O Centro Paula Souza (São Paulo) possui um dos melhores sistemas de educação profissionalizante do país. Após o decreto, ele inicialmente resistiu à adoção do ensino médio integrado, optando por oferecer o ensino médio e técnico concomitantes, passando a adotar as primeiras habilitações profissionais sob a modalidade integrada a partir de 2009, com cursos piloto oferecidos em algumas unidades. Nos anos posteriores, houve a expansão e políticas de integração, com algumas particularidades. No Ceará também houve uma expansão do sistema estadual de educação profissional, especialmente a partir de 2008, no governo Cid Gomes. Ao mesmo tempo que há elevados níveis de miséria econômica e de miséria educacional, surgiu no Ceará um sistema intermediário de educacional profissional considerado de qualidade, com baixas taxas de evasão e repetência, aulas em prédios de boa qualidade, professores com melhores condições de trabalho e de aposentadoria. Esta pesquisa tem como objetivo geral cotejar os fundamentos político-pedagógicos do sistema de educação profissional das ETECs do Centro Paula Souza com as Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará e como objetivos específicos a) analisar a concepção de cidadania e qualidade da educação dos sistemas de educação profissional paulista e cearense; b) cotejar os princípios teórico-metodológicos da gestão da educação profissional do Centro Paula Souza e das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará. Iremos utilizar três procedimentos metodológicos, a saber: a) Pesquisa Bibliográfica; b-) Pesquisa Documental e c) Pesquisa Empírica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)