Elementos, aspectos e recursos relacionados ao conceito de 'healing work', de O'Lo...
Elementos, aspectos e recursos relacionados ao conceito de 'healing work', de O'Lo...
Amizade e pertencimento do cenário dos transtornos alimentares
Processo: | 23/17975-6 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica |
Pesquisador responsável: | Kelly Cristina Brandão da Silva |
Beneficiário: | Kelly Cristina Brandão da Silva |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Pesquisadores associados: | Luciana Gageiro Coutinho ; ROSELENE RICACHENEVSKY GURSKI |
Bolsa(s) vinculada(s): | 24/14251-0 - Caracterização dos serviços de assistência à saúde mental oferecidos pela UNICAMP,
BP.TT 24/11013-0 - Escuta psicanalítica em espaços coletivos: acolhimento e intervenção em saúde mental na universidade, BP.TT |
Assunto(s): | Neoliberalismo Psicanálise Sofrimento psíquico Universidades |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | neoliberalismo | Psicanálise | Sofrimento Psíquico | Universidade | Psicanálise |
Resumo
Este projeto, pautado na interface Educação e Psicanálise, em interlocução com autorescontemporâneos das Ciências Humanas que discutem os efeitos do neoliberalismo no campo daEducação, surge no contexto de um crescente aumento nos índices de sofrimento psíquico entreos jovens universitários. Tem por objetivo realizar um diagnóstico clínico-político dos processosde subjetivação e de sofrimento psíquico de jovens universitários da Universidade Estadual deCampinas (UNICAMP) e investigar o agravamento das condições de vulnerabilidade social epsíquica desse público, sobretudo após a pandemia de Covid-19, em que muitos efeitos psíquicose sociais ainda não foram totalmente dimensionados. Pretende-se também analisar os desafiosquanto ao ingresso, inserção, permanência e ao pertencimento experimentados por estudantesuniversitários, considerando as mudanças promovidas com a ampliação e diversificação dosmodos de acesso, as políticas afirmativas, assim como as ações e os recursos destinados àpermanência estudantil na UNICAMP. Trata-se de um estudo com delineamento metodológicohíbrido, com pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas e pesquisa-intervenção, a partir darealização de grupos focais, com o uso de dispositivos de escuta psicanalítica em espaços coletivos.Prevê a participação de estudantes universitários de graduação de cursos da área da saúde naUNICAMP. Espera-se que a problematização dos processos de subjetivação na universidade, emuma perspectiva histórico-crítica, fundamente o trabalho de implementação de um dispositivo deescuta psicanalítica coletiva para acompanhar e intervir nos processos de adoecimento psíquico dacomunidade discente que frequenta a universidade. (AU)
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