Auxílio à pesquisa 23/17975-6 - Neoliberalismo, Psicanálise - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico clínico-político do sofrimento psíquico de jovens universitários: uma interface entre Educação e Psicanálise

Processo: 23/17975-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Kelly Cristina Brandão da Silva
Beneficiário:Kelly Cristina Brandão da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Luciana Gageiro Coutinho ; ROSELENE RICACHENEVSKY GURSKI
Bolsa(s) vinculada(s):24/14251-0 - Caracterização dos serviços de assistência à saúde mental oferecidos pela UNICAMP, BP.TT
24/11013-0 - Escuta psicanalítica em espaços coletivos: acolhimento e intervenção em saúde mental na universidade, BP.TT
Assunto(s):Neoliberalismo  Psicanálise  Sofrimento psíquico  Universidades 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:neoliberalismo | Psicanálise | Sofrimento Psíquico | Universidade | Psicanálise

Resumo

Este projeto, pautado na interface Educação e Psicanálise, em interlocução com autorescontemporâneos das Ciências Humanas que discutem os efeitos do neoliberalismo no campo daEducação, surge no contexto de um crescente aumento nos índices de sofrimento psíquico entreos jovens universitários. Tem por objetivo realizar um diagnóstico clínico-político dos processosde subjetivação e de sofrimento psíquico de jovens universitários da Universidade Estadual deCampinas (UNICAMP) e investigar o agravamento das condições de vulnerabilidade social epsíquica desse público, sobretudo após a pandemia de Covid-19, em que muitos efeitos psíquicose sociais ainda não foram totalmente dimensionados. Pretende-se também analisar os desafiosquanto ao ingresso, inserção, permanência e ao pertencimento experimentados por estudantesuniversitários, considerando as mudanças promovidas com a ampliação e diversificação dosmodos de acesso, as políticas afirmativas, assim como as ações e os recursos destinados àpermanência estudantil na UNICAMP. Trata-se de um estudo com delineamento metodológicohíbrido, com pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas e pesquisa-intervenção, a partir darealização de grupos focais, com o uso de dispositivos de escuta psicanalítica em espaços coletivos.Prevê a participação de estudantes universitários de graduação de cursos da área da saúde naUNICAMP. Espera-se que a problematização dos processos de subjetivação na universidade, emuma perspectiva histórico-crítica, fundamente o trabalho de implementação de um dispositivo deescuta psicanalítica coletiva para acompanhar e intervir nos processos de adoecimento psíquico dacomunidade discente que frequenta a universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)