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Raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais experts brasileiras: uma teoria fundamentada em dados

Processo: 24/10071-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Taís Quevedo Marcolino
Beneficiário:Taís Quevedo Marcolino
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clinical reasoning | Grounded Theory | occupational therapy | professional practice | Thinking | Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Modelos ou teorias baseadas na prática são elementos relevantes para a compreensão dos processos de pensamento deliberado na individualização do cuidado a um sujeito específico na prática do terapeuta ocupacional. O Método Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD) é um referencial teórico-metodológico em construção que vem sendo construído no Brasil desde a década de 1970. Objetivo: Examinar os processos de raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais experts que utilizam o MTOD. Materiais e métodos: Uma abordagem construtivista da teoria fundamentada norteou este estudo. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente através da Análise Comparativa Constante. Entrevistas individuais e em grupo, e diário reflexivo, compuseram os instrumentos de coleta de dados. As participantes foram dez terapeutas ocupacionais experts com: no mínimo de 10 anos de experiência prática; no mínimo de 5 anos desde a conclusão da especialização clínica do MTOD; que utilizavam o MTOD como principal referencial na prática; e nomeadas por pares como experts. Resultados: Duas grandes categorias emergiram dos dados: (1) Os processos de raciocínio clínico do MTOD: construção do diagnóstico situacional, estabelecimento e manejo da relação triádica e avaliação dialógica do processo terapêutico/trilhas associativas; e (2) Pensamentos ético-estético, associativo e dinâmico. Conclusão: Esta pesquisa avança no conhecimento sobre os processos de raciocínio de terapeutas experts, demonstrando a importância do conhecimento teórico e metodológico para informar o raciocínio clínico. Foi desenvolvida uma teoria sobre o raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais experts que empregam o MTOD, detalhando como este referencial teórico-metodológico sustenta o raciocínio, fornecendo conceitos operacionais valiosos para apoiar uma prática dinâmica centrada na singularidade das pessoas atendidas e no contexto situado. (AU)

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