Busca avançada
Ano de início
Entree

A especificação reduzida do destino de células-tronco adultas levou à redução dos olhos em planárias de caverna

Processo: 24/17782-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Federico David Brown Almeida
Beneficiário:Federico David Brown Almeida
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado à bolsa:23/03134-0 - Evolução sensorial na escuridão: estudo sobre o sistema quimiossensorial de planária subterrânea Girardia multidiverticulata(Platyhelminthes, Tricladida), BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Evo-devo | Girardia multidiverticulata | Neoblastos | Serra da Bodoquena | Sistemas fotosensoriais | Troglomorfismo | Evo-Devo (Biologia evolutiva do desenvolvimento)

Resumo

A perda de olhos ocorre convergentemente em vários filos animais como uma adaptação a ambientes escuros. Investigamos a planária de caverna Girardia multidiverticulata (Gm), uma espécie representativa do clado Espiralados, para estudar mecanismos de perda de olhos. Descobrimos que Gm, que foi previamente descrita como uma espécie sem olhos, retém olhos rudimentares e funcionais. Os olhos são mantidos em homeostase e regenerados em planárias adultas por células-tronco, chamadas neoblastos, por meio da especificação de destino como progenitores oculares. O número reduzido de células oculares em planárias de caverna foi associado a uma taxa reduzida de especificação de destino de células-tronco de progenitores oculares durante a homeostase e a regeneração. Por outro lado, a formação homeostática de novas células a partir de progenitores derivados de células-tronco para outros tecidos, incluindo neurônios, faringe e epiderme, foi comparável entre espécies de cavernas e de superfície. Essas descobertas apresentam um novo modo de perda de características evolutivas, com uma mudança na especificação de destino ocular em células-tronco adultas levando à redução do tamanho dos órgãos fotosensoriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)