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O efeito do treinamento de liderança digital na transformação digital no governo: evidências experimentais de campo no Brasil V2

Processo: 23/13163-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
Beneficiário:Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
Pesquisador Responsável no exterior: Johannes Werner Christian Schuster
Instituição Parceira no exterior: University College London (UCL), Inglaterra
Pesquisador Responsável no exterior: Kim Sass Mikkelsen
Instituição Parceira no exterior: Roskilde University, Dinamarca
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: David Allen Eaves
Bolsa(s) vinculada(s):25/04142-1 - O efeito do treinamento de liderança digital na transformação digital no governo: evidências experimentais de campo no Brasil., BP.DD
Assunto(s):Recursos humanos  Governo eletrônico  Transformação digital  Liderança  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digital Capacity Building | Digital Government | Digital Leadership | Digital Leadership Training | Digital Transformation in Government | Recursos Humanos e Governo Digital

Resumo

A transformação digital, entendida como digitalização para melhorar serviços, eficiência organizacional e engajamento cívico - é central para os governos. Prevê-se que os gastos governamentais com TI totalizem 590 bilhões de dólares no mundo em 2023 e estudos mostram que a transformação digital eficaz é um preditor de maior eficácia governamental, produtividade das empresas e satisfação dos cidadãos com o governo. Apesar dos investimentos substanciais em transformação digital - desde o acesso online dos cidadãos a serviços como a declaração de impostos até a automação interna, como o registro de informações - estudos sugerem que os resultados dos esforços de transformação digital muitas vezes são insatisfatórios, enfatizando a importância de compreender como os governos podem promovê-la. Há centenas de estudos sobre a transformação digital, mas pesquisas causalmente identificadas são praticamente inexistentes. Governos carecem de uma base de evidências sólida para decisões, especialmente em um componente-chave dos esforços de transformação digital: as habilidades de liderança digital. Estudos acadêmicos e profissionais destacam a centralidade das habilidades de liderança digital para o sucesso da transformação digital, bem como a frequente falta dessas habilidades entre gestores públicos. Governos têm respondido a essa carência por meio de treinamentos em larga escala. Por exemplo, o Reino Unido se comprometeu a capacitar em governo digital mais de 90% dos gestores sêniores. No entanto, embora o treinamento em liderança digital seja fundamental em todo o mundo, não existem evidências causais sobre sua eficácia. Os treinamentos em liderança digital são eficazes para promover a transformação digital no governo? Nosso projeto colabora com o Governo do Brasil em um experimento de campo para lançar luz sobre esta questão. O Brasil é um dos principais governos do mundo em transformação digital, ocupando o 7º lugar entre 198 países no índice de digitalização do setor público (GovTech) do Banco Mundial. Em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública do Governo Brasileiro, nosso experimento de campo oferecerá um treinamento para 1.000 gestores públicos em liderança digital. O treinamento baseia-se no módulo de liderança digital mais amplamente ensinado no serviço público, "Ensinando Serviço Público na Era Digital". Os participantes serão divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento e um grupo de controle em lista de espera. Após o treinamento do grupo de tratamento, o projeto avaliará os efeitos na transformação digital por meio de (1) uma pesquisa de painel com os participantes, medindo suas competências digitais, atitudes em relação à transformação digital, práticas de liderança digital e realizações na transformação digital; e (2) em colaboração com a Secretaria de Governo Digital do Brasil, inscrições dos participantes no concurso da Secretaria para receber suporte técnico em ideias de transformação digital. O projeto fornece evidências causais necessárias aos debates sobre impulsionadores da transformação digital no governo em geral e no treinamento de liderança digital em particular. Como benefício adicional para a comunidade acadêmica, o projeto gerará o maior conjunto de dados de pesquisa em painel de nível individual sobre transformação digital até o momento, permitindo pesquisas longitudinais sobre competências, atitudes e práticas de liderança digital, bem como transformação digital. Além das contribuições acadêmicas, o projeto impacta políticas públicas no Brasil, capacitando 1.000 gestores públicos em liderança digital. Aproveitando as redes de políticas globais e o histórico de impacto da equipe do projeto, o projeto também produz uma variedade de policy briefings e apresentações para informar os treinamentos de liderança digital no Brasil e em outros governos, incluindo o Reino Unido, bem como escolas de administração pública e aconselhamento de transformação digital por organizações internacionais. (AU)

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