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Profissão docente, profissão de risco? Distintos radicalismos nas escolas no Brasil, França e Alemanha

Processo: 24/01260-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Selma Borghi Venco
Beneficiário:Selma Borghi Venco
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Condições de trabalho  Política educacional  Relações de trabalho  Trabalho docente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condições de trabalho | liberdade de cátedra | política educacional | radicalismos | Relações de Trabalho | Trabalho Docente | Sociologias da educação e do trabalho

Resumo

O presente projeto objetiva analisar as relações e as condições de trabalho entre docentes praticadas pelo poder público em contextos marcados por radicalismos expressos por atitudes múltiplas em três países: Brasil, França e Alemanha, no período compreendido entre 2013 e 2025. Toma-se como hipótese que tal cenário resulta em situações de precariedade objetiva (Linhart, 2009), pois vislumbra-se a presença da contratação flexível, com vistas à adequação dos e das profissionais a contextos determinados; e a precariedade subjetiva, marcada por insatisfações profissionais diversas, bem como a perda da liberdade de cátedra e tensão no trabalho. A pesquisa é de caráter qualitativo que, em sua dimensão documental, analisa os marcos legais referentes às políticas educacionais; e, a de campo, a partir de entrevistas semi-estruturadas aplicadas junto aos e às professoras, com vistas a apreender as categorias analíticas mencionadas. Intenciona-se concluir se está, ou não, em curso o avanço do pensamento autoritário e o fundamentalismo nos ambientes escolares e os desdobramentos destes sobre a atividade profissional. (AU)

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