Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: Aquisição do equipamento ProcScan Scanner e implementação do sistema VaxArray para a avaliação de vacinas Influenza.

Processo: 23/17611-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Infraestrutura - Pequeno Médio Porte
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Paulo Lee Ho
Beneficiário:Paulo Lee Ho
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Maria Moro
Assunto(s):Vacinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:detecção de Hemaglutinina | detecção de Neuraminidase | Difusão Radial Simples | Procscan Scanner | sistema VaxArray | Vacina Influenza | Vacinas

Resumo

O Instituto Butantan é hoje o maior produtor da vacina de Influenza no Hemisfério Sul, com o desafio de atingir autonomia nacional pelo aumento da capacidade produtiva da vacina contra a Gripe. Assim, vacinas Influenza em desenvolvimento como a vacina sazonal quadrivalente, vacina com formulação adjuvantada, vacina alta dose e vacinas H5Nx pré-pandémicas estão sendo avaliadas. Não apenas Influenza, mas também outras doenças como Covid-19 - que recentemente entrou no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde - são parte dos desafios da Instituição. Com esse intuito, a vacina combinada entre Influenza e ButanVac está em desenvolvimento no Butantan. Dentro de todo esse contexto mencionado, o acompanhamento da estabilidade e do teor dos antígenos hemaglutinina e neuraminidase são de grande importância para garantir a eficácia e qualidade do produto final. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo geral melhorar os métodos de avaliação da qualidade de vacinas influenza. Para isso propomos: 1) implementar a plataforma VaxArray por meio da aquisição e da instalação do equipamento; e 2) comprar e instalar o equipamento Scanner ProcScan para leitura quantitativa da técnica de Difusão Radial Simples, assim como o treinamento dos usuários pela equipe técnica especializada para cada equipamento. A plataforma VaxArray conta com microarrays para Influenza que fornecem uma medida rápida e múltipla da concentração de proteínas da gripe - hemaglutinina, neuraminidase e nucleoproteína - projetado especificamente para análise de vacinas contra gripe sazonal e pandêmica. Inclusive, com sensibilidade 100 vezes maior que o tradicional método de Difusão Radial Simples. Assim, esperamos obter medições quantitativas e indicativas de estabilidade das vacinas mais precisas, com mais facilidade e em menor tempo. A proposta de aquisição do EMU-PMP está associada ao projeto FAPESP 2020/07040-1 Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Imunobiológicos (CeRDI) - iniciativa do Instituto Butantan que tem como uma das vertentes desenvolver vacinas Influenza para aumentar a cobertura nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)