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As diretrizes nacionais curriculares para a formação do professor de Educação Básica nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: uma análise comparativa.

Processo: 24/23761-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carlos da Fonseca Brandao
Beneficiário:Carlos da Fonseca Brandao
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Andréia Melanda Chirinea ; Chelsea Maria de Campos Martins ; IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA ; Marcia Zendron de Campos ; Palmira Sevegnani ; Rosimeire dos Santos ; Stelamary Aparecida Despincieri Laham
Assunto(s):Educação escolar básica  Educação comparada  Formação de professores  Política educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diretrizes Nacionais Curriculares | Educação Básica | Educação Comparada | Educação Internacional | formação de professores | Políticas Educacionais | Educação Comparada

Resumo

As propostas de pesquisas no campo epistemológico da Educação Comparada vem ganhando cada vez mais importância na área da Educação no Brasil e no mundo. Seguindo nessa direção é que propomos o presente projeto de pesquisa. O mesmo propõe analisar as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica nos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quer seja, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, para, ao final, termos um quadro comparativo dos parâmetros existentes, em termos de formação de professores que atuam nos sistemas de ensino de Educação Básica nesses países. Apesar de já termos uma certa noção das significativas diferenças entre esses nove países (colonização, cultura, história, tamanho, densidade populacional, etc), acreditamos que esse exercício da comparação será muito significativo pois tem o objetivo geral de nos mostrar as principais semelhanças e diferenças entre os tais países, os quais, por sua vez, possuem a Língua Portuguesa como língua materna e oficial. Por outro lado, é muito provável que a estrutura e o funcionamento da Educação Básica nos nove países que compõem a CPLP se constituam em realidades educacionais pouco conhecidas de nós brasileiros, com exceção de Portugal, apesar da proximidade linguística e da relativa (e, em alguns casos, quase inexistente) proximidade cultural entre os mesmos. A metodologia adotada baseia-se nos estudos e conceitos provenientes da área da Educação Comparada e Internacional, incluindo uma revisão da literatura de autores que trabalham com estudos comparativos na área educacional no que se refere, sobretudo, às políticas de formação de professores para a Educação Básica. Além disso, os procedimentos metodológicos buscarão incluir uma perspectiva interpretativa, a qual baseia-se na complementaridade entre os enfoques qualitativo e quantitativo considerando a contribuição, e, portanto, relevância, que tais estudos podem proporcionar para a área da Educação. (AU)

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