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MAPEAMENTO DAS CONCEPÇÕES CTS NO ESPAÇO SOCIAL: Possíveis relações entre estrutura social e compreensões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em Estudantes de Licenciatura em Física

Processo: 24/21185-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Thiago Vasconcelos Ribeiro
Beneficiário:Thiago Vasconcelos Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço social  Ensino de física 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciencia-tecnologia-sociedade | Concepções | espaço social | licenciatura em física | Ensino de Física

Resumo

Este projeto pretende avançar na investigação de concepções sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ao analisá-las buscando entender como posições ocupadas pelos sujeitos pesquisados no espaço social influenciam as suas percepções sobre o tema. Fundamentado na teoria do espaço social e espaço simbólico de Pierre Bourdieu, o estudo busca compreender as influências sociais que moldam as visões sobre as relações CTS, explorando a forma como os capitais simbólicos detidos por um indivíduo, em suas duas variantes principais, o capital econômico e o capital cultural, determinam as suas opiniões acerca da tecnociência. O projeto será desenvolvido no contexto de formação de professores, junto a estudantes do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas. O estudo será desenvolvido em uma abordadem de tratamento e análise de dados do tipo quali-quantitativa, e a coleta de dados será realizada com a aplicação de questionários estruturados contendo questões fechadas que abordam as concepções sobre CTS, adaptadas do questionário "Views on Science-Technology-Society" (VOSTS), e questões que procurem apreender a estrutura do capital simbólico acumulado, de tipo socioeconômico. A análise dados envolverá o método da Análise de Correspondência Múltipla, com o objetivo de mapear as posições dos estudantes no espaço social e desvelar as possíveis relações existentes com as suas concepções sobre CTS. O estudo visa contribuir para uma compreensão mais crítica sobre como as trajetórias e a posições sociais dos estudantes influenciam em suas percepções sobre as relações CTS, contribuindo para uma formação mais crítica no ensino de Física e na formação de professores, especialmente no que tange à conscientização sobre o papel da tecnociência nas sociedades atuais. (AU)

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