Busca avançada
Ano de início
Entree

Estética do blues: amor e morte em Whyllah Falls, de George Elliott Clarke

Processo: 25/06082-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Paulo César Andrade da Silva
Beneficiário:Paulo César Andrade da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada  Blues 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Blues | Diáspora africana | George Elliott Clarke | Hibridismo literário | Poesia afro-canadense | Whyllah Falls | Literatura comparada

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar como George Elliott Clarke (1960 - ) incorpora a linguagem das canções de blues, tanto nos procedimentos técnicos (ritmo, musicalidade), quanto nos temas (sofrimento, amor, morte, ciúmes, traição, perda, identidade, resistência ) na obra Whyllah Falls (1990). A obra, de gênero híbrido (poema narrativo, drama lírico, épica), explora um tema pouco estudado: a diáspora africana no Canadá. O objetivo é mostrar como Clarke constrói uma mitologia pessoal a partir de sua herança afro-canadense, refletindo sobre história e memória negra no Canadá, ao mesmo tempo em que dialoga com a herança clássica ocidental. A metodologia inclui análise documental de fontes primárias e secundárias (textos críticos sobre blues, diáspora africana e a obra crítica do próprio Clarke). O projeto se insere em uma pesquisa mais ampla, que compara a poesia de Clarke com a do poeta norte-americano Amiri Baraka e a brasileiro do Salgado Maranhão, buscando denominadores comuns na representação da diáspora negra nas Américas. A pesquisa pretende ampliar a fortuna crítica sobre a literatura do Canadá no Brasil, diminuir a lacuna nos estudos comparativos interamericanos. O recorte justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o Canadá no contexto da diáspora africana. A análise considera o hibridismo de Whyllah Falls, que mescla gêneros e registros linguísticos (formal, bíblico, black English). O blues surge na obra como elemento estruturante da experiência negra, como resistência, afirmação de identidade e expressão artística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)