Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação social e aprendizagem: habilidade e concepções do professor em uma situação de grupo

Processo: 95/00691-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1997
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Almir Del Prette
Beneficiário:Almir Del Prette
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Competência profissional  Habilidades sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencia Profissional | Ensino Escolar | Habilidades Sociais

Resumo

O foco da pesquisa é um processo de avaliação/intervenção sobre diferentes dimensões da competência do professor envolvidas no estabelecimento de condições favoráveis à construção social de conhecimento em sala de aula. Os objetivos específicos constituem-se de três conjuntos que se articulam como etapas seqüenciadas: 1) refinamento de um instrumento para a avaliação do repertório de habilidades sociais com especificação de suas propriedades psicrométricas; 2) elaboração, através de uma situação estruturada de grupo, de procedimentos e critérios de avaliação do repertório de habilidades sociais do professor no arranjo de interações educativas possíveis em sala de aula, relacionando-se tal repertório às concepções e atitudes do professor sobre essas interações e ao seu repertório geral de habilidades sociais; 3) aplicação e avaliação dos efeitos de um Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Grupo para promover as habilidades do professor em conduzir, participar [de] e mediar de interações educativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)