Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: inquérito domiciliar no município de São Paulo

Processo: 99/06187-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Marcopito
Beneficiário:Luiz Francisco Marcopito
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
José Cassio de Moraes ; Jose Eduardo Cajado Moncau
Assunto(s):Doença crônica  Mortalidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doencas Cronicas | Epidemiologia | Fatores De Risco | Prevalencia

Resumo

Determinar a prevalência de reconhecidos fatores de risco (FR) para as chamadas doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em pessoas de 15-29 anos de idade residentes no município de São Paulo (MSP). Justificativa: A mortalidade por DCNT no MSP vem diminuindo menos do que a do estado de São Paulo como um todo. Não se conhece a atual exposição da população aos FR para DCNT, já que a última determinação (menos abrangente do que a agora proposta) foi realizada em 1987. Delineamento do estudo: transversal, com amostra probabilística de base populacional. Métodos: amostra por conglomerados em duas fases, feita a partir de seis áreas sócio-ambientais homogêneas e de 100 setores censitários. Serão incluídas pessoas de ambos os sexos, de 15-59 anos de idade. Mulheres grávidas serão excluídas. Serão visitados 2100 domicílios para obter amostra de tamanho não inferior a 1700 pessoas, uma por domicílio. Todas as pessoas selecionadas que concordem em participar responderão a um questionário aplicado por entrevistador, bem como terão tomadas suas medidas de pressão arterial, altura, peso, cintura e quadril. Em sub-amostra sistemática de pelo menos 500 pessoas será aplicado questionário alimentar adicional e colhido sangue de ponta-de-dedo para dosagem de glicose, colesterol total e triglicérides. A qualidade do preenchimento dos questionários, da codificação e entrada dos dados será supervisionada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FRANCISCO MARCOPITO; SÉRGIO SÃO FINS RODRIGUES; MARIA APARECIDA PACHECO; MÍRIAN MATSURA SHIRASSU; ARTUR JAQUES GOLDFEDER; MARCO ANTONIO DE MORAES. Prevalência de alguns fatores de risco para doenças crônicas na cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 5, p. 738-745, . (99/06187-6)