Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências do contexto educacional e acessos linguísticos distintos no processo de leitura e escrita do surdo inserido no contexto de educação especial

Processo: 95/04508-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1995
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Surdez  Compreensão da leitura  Linguagem oral  Linguagem de sinais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao De Leitura | Interpretacao Escrita | Interpretacao Oral | Interpretacao Sinalizada | Producao Escrita | Surdez

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar interferências das modalidades linguísticas oral e da língua de sinais no processo de leitura e escrita do surdo inserido no contexto de educação especial. Pretende-se verificar interferências das distintas concepções do educador sobre linguagem oral escrita e de sinais e sobre o sujeito surdo e o significado da surdez. Os sujeitos serão avaliados quanto à compreensão de leitura e de histórias em quadrinhos através de interpretação oral e/ou de sinais e escrita, bem quanto à produção espontânea de textos a partir de temas dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)