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O colegio de aplicacao da universidade de sao paulo: anos 50 e 60.

Processo: 96/02753-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Monaco Janotti
Beneficiário:Maria de Lourdes Monaco Janotti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Contemporaneo | Ensino Nos Anos 50 E 60 | Ensino Renovado | Historia Da Educacao

Resumo

O conjunto das rememorações sobre o Colégio de Aplicação abrange acontecimentos próprios do cotidiano da vida escolar, das modificações dos costumes sociais da década de 60, da situação política pró e pós o golpe militar de 64. Possuem abrangência significativa no que se refere ao jogo de poder no interior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e na valorização das ações pedagógicas praticadas no Colégio. Muito além do registro de experiências vivenciais únicas, as lembranças dos participantes expressam o sentimento de ter vivido um momento histórico importante do ensino de qualidade, interrompido bruscamente pela repressão da polícia da ditadura militar e dos imensos equívocos dos rumos da política educacional. Tal potencial rememorativo, juntamente com outras fontes documentais, pode contribuir para o atual debate sobre estratégias a serem aplicadas na melhoria atual do ensino. Os principais objetivos desse trabalho são:Pesquisar e produzir a história institucional do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, nos anos 50 e 60, utilizando fontes documentais múltiplas,procurando compreender: as expectativas de diferentes setores da sociedade sobre o ensino público secundário; os projetos nascidos na USP para a criação e funcionamento do CA; os convênios entre a USP e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; como se manifestavam os conflitos e acordos partidários em relação à esfera educacional; as decorrências do golpe militar nas instituições de ensino público do Estado de S.Paulo; as manifestações de setores da sociedade civil em relação à invasão policial e posterior fechamento do colégio; recompor o quadro social da memória do grupo de Alunos / Professores / Profissionais do ensino que freqüentaram e trabalharam no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, nos anos 60; compor o universo simbólico representado pela vivência escolar nos relatos de vida dos depoentes e recuperar as experiências didático-pedagógieas do período. (AU)

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