Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracteristicas endocrino-reprodutivas do ciclo estral e gestacao de leontopithecus durante duas estacoes do ano: inverso e verao.

Processo: 96/03556-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Alzira Amélia Martins Rosa e Silva
Beneficiário:Alzira Amélia Martins Rosa e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal  Gravidez  Progesterona  Radioimunoensaio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Estral | Gestacao | Mico-Leao-Dourado | Progesterona | Radioimunoensaio

Resumo

Os Leontopithecus estão entre os primatas mais ameaçados de extinção do mundo devido à exploração irracional do seu habitat natural, a Mata Atlântica. Hoje restam menos de 10% da sua cobertura original (estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul). Portanto, pesquisas que se relacionem com a reprodução em cativeiro destes primatas é sempre da maior importância, principalmente porque daí resultam subsídios indispensáveis à sua preservação (Coimbra-Filho & Maia, 1979). O ritmo de comportamento sexual e ciclo ovariano do Leontopithecus, o mico-leão, foi estudado até o momento em uma espécie o Leontopithecus rosalia. As informações disponíveis são limitadas a dados comportamentais e taxas de nascimento. Porém.um estudo fisiológico reprodutivo conclusivo que permita caracterizar o ciclo ovariano destes primatas ainda não foi realizado e os dados obtidos são esparsos e conflitantes, indicando que a presença do ciclo ovariano parece estar restrita a determinados períodos do ano; por essa razão estás primatas apresentam reprodução sazonal. Entretanto, foram registrados nascimentos e comportamento reprodutivo durante todo o ano para exemplares mantidos em cativeiro e também silvestres. A escassez de informações acerca da fisiologia reprodutiva esta diretamente relacionada à ausência de sinais externos no cio facilmente identificáveis como o comportamento de estro e em outras fases do ciclo, como menstruação e mudanças citológicas vaginal. Por essa razão, o meio mais seguro de monitorar o ciclo ovariano nestes primatas é pela determinação da concentração dos hormônios envolvidos nas diferentes fases do ciclo estral. Para auxiliar a caracterizar se o mico-leão é poliestro somente em determinados períodos do ano (animais nos quais os ciclos estrais aparecem regularmente durante apenas determinados períodos do ano) e se a estimativa das concentrações dos esteróides sexuais nas fezes e LH e mCG na urina são efetivos em predizer a fase do ciclo e a subseqüente gestação em que o animal se encontra, além de determinar se o mico-leão apresenta um cio logo após o parto e se a sua utilização é efetiva, o presente trabalho propõem como objetivo principal monitorar o ciclo estral de (cinco fêmeas de Leontopithecus cativas através de dosagens de progesterona extraídas das fezes e dos hormônio gonadotróficos (LH e mCG) excretados na urina, durante períodos do ano considerados de alta e baixa fertilidade, e confrontar as informações hormonais destes períodos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)