Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferencas etnico-raciais e formacao do professor.

Processo: 96/04668-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Regina Pahim Pinto
Beneficiário:Regina Pahim Pinto
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo  Livro didático  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Formacao Do Professor | Livros Didaticos

Resumo

O estudo tem por objetivo verificar como vem sendo efetuada a formação fornecida pelas escolas de magistério para habilitar o futuro professor a interagir com um alunado que se diferencia do ponto de vista étnico-racial. Formação aqui entendida como possibilidade de discutir temas que lhes dêem subsídios para entender questões que dizem respeito às relações étnico-raciais e seus desdobramentos e, sobretudo, os capacite para transmitir aos seus futuros alunos uma atitude de respeito em relação às diferenças raciais e culturais. Para tanto, pretende-se investigar o currículo dos cursos de formação de magistério; as fontes de consulta indicadas nos mesmos (livros didáticos e paradidáticos, revistas); os materiais produzidos pelos órgãos oficiais sobre formação de professores, em nível de segundo grau, e, finalmente, os professores desses cursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)