Busca avançada
Ano de início
Entree

Mortalidade e fatores de riscos de cancer nos tratamentos da industria da borracha na cidade de sao paulo.

Processo: 97/07522-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Victor Wünsch Filho
Beneficiário:Victor Wünsch Filho
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias  Indústria da borracha e de plásticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Epidemiologia Ocupacional | Industria Da Borracha

Resumo

A indústria da borracha e de pneumáticos é um setor de atividade em cujos processos de produção vários agentes físicos e substâncias químicas foram identificados como cancerígenos. Embora vários estudos epidemiológicos tenham sido realizados em diferentes países desenvolvidos entre trabalhadores expostos nos ambientes de trabalho da indústria da borracha e de pneumáticos, os resultados têm-se revelado inconsistentes entre si. Há bem menos informações provenientes dos países em desenvolvimento. A proposta deste trabalho é investigar a ocorrência de mortes por câncer e os riscos de câncer entre trabalhadores da indústria da borracha na cidade de São Paulo onde, considerando-se as características do parque industrial, supõe-se que o nível de exposição a cancerígenos seja maior do que nos países desenvolvidos. A coorte histórica composta pelos trabalhadores sindicalizados no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, de Pneumáticos e Afins da Região Metropolitana de São Paulo entre 1965 e 1985 será a base para o estudo de mortalidade. Serão definidas razões de mortalidade padronizadas (standardized mortality ratios-SMR) e os respectivos intervalos de confiança. Mortes por cânceres específicos, com número observado significamente maior que o esperado, serão investigadas através de estudos caso-controle com o objetivo de identificar riscos específicos de câncer entre trabalhadores na indústria da borracha. Este protocolo de pesquisa delineia os objetivos, os métodos, a organização e os procedimentos dos estudos de coorte e caso-controle. A proposta submetida à FAPESP encerra-se ao final de dois anos com os resultados do estudo de mortalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HÉLIO NEVES; JOSÉ EDUARDO CAJADO MONCAU; PAULO ROBERTO KAUFMANN; VICTOR WÜNSCH FILHO. Mortalidade por câncer em trabalhadores da indústria da borracha de São Paulo. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 2, p. 271-279, . (97/07522-8)