Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de praticas de recuperacao de pastagem degradada e seus efeitos em propriedades quimicas, fisicas e microbiologicas do solo.

Processo: 97/11280-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marisa de Cassia Piccolo
Beneficiário:Marisa de Cassia Piccolo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pastagens  Solos  Degradação  Fertilidade do solo  Nitrogênio  Sistema radicular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degradacao | Fertilidade Do Solo | Nitrogenio | Pastagem | Sistema Radicular | Solo

Resumo

O processo de degradação de pastagens caracteriza-se, em maior ou menor grau, pela redução da produtividade da forrageira, presença de plantas invasoras e aparecimento de áreas de solo descoberto o que favorece a erosão. O decréscimo da fertilidade natural do solo, aliado à ausência de adubação, têm sido apontados como as principais causas da degradação de pastagens cultivadas no Estado de São Paulo, levando os pecuaristas a uma substituição cíclica de espécies forrageiras no sentido das menos exigentes, como por exemplo a Brachiaria decumbens. Mesmo com a utilização deste procedimento, em algumas regiões estas pastagens encontram-se em condições de degradação, como na região de São Pedro. A utilização de práticas de fertilização e manejo de pastagens visando a sua recuperação são mais empregados do que a reforma das pastagens, o que se deve ao menor custo e à redução do tempo para a utilização da área para pastio. Porém, em função das diferentes espécies forrageiras, níveis de degradação, características do solo, clima e exploração, são várias as técnicas envolvidas para cada situação, de modo que se fez necessário a realização de trabalhos de pesquisa visando à combinação de métodos e conseqüentemente a definição da tecnologia mais adequada para a recuperação de áreas com pastagens degradadas. Este projeto tem por objetivo a utilização das práticas de gradagem, calagem e adubação como métodos de recuperação de pastagem degradada de Brachiaria decumbens, estabelecida em areia quartzosa, no município de São Pedro (SP), e seus efeitos na alteração de propriedades químicas, físicas e microbiológicas do solo. Para atingir tais objetivos, diversos parâmetros serão avaliados no sistema de pastagem, tais como: produção de massa seca, absorção de nutrientes e distribuição do sistema radicular da braquiária em profundidade, densidade do solo, porosidade total e distribuição de poros, acidez do solo, determinação de nutrientes e elementos tóxicos, estoque de carbono, potencial de mineralização do nitrogênio do solo, taxas líquidas de mineralização e nitrificação do nitrogênio, biomassa e atividade microbiana e análise química e especiação iônica da solução do solo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)