Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas demandas, novos desafios na area medica: avaliacao de uma estrategia de formacao docente.

Processo: 98/02000-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Nildo Alves Batista
Beneficiário:Nildo Alves Batista
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada  Formação  Educação médica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitacao Docente | Educacao Medica | Educacao Permanente | Formacao

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e avaliação de uma experiência de formação didático-pedagógica de docentes de graduação do curso médico. Fundamentada numa concepção de formação como uma trajetória complexa e múltipla, entendendo que ser professor de medicina constitui um processo de educação permanente, a presente investigação privilegia a reflexão da função docente centrada nas experiências vivenciadas no cotidiano profissional. Concebida como uma pesquisa-ação, a coleta de dados ocorrerá durante o desenvolvimento de uma experiência de formação envolvendo professores de pediatria de 5 escolas médicas paulistas, através de momentos de concentração e dispersão. Os três momentos de concentração projetados constituir-se-ão de atividades que partam, sempre, da vivência dos participantes e desdobrem o aprofundamento teórico necessário para práticas pedagógicas transformadoras. Os momentos de dispersão, nos quais os alunos continuarão inseridos em suas atividades docentes cotidianas, caracterizar-se-ão por uma perspectiva de educação à distância, com vistas a configurar uma rede de troca de saberes e experiências, com os participantes tendo disponíveis mecanismos de interação com os docentes coordenadores do curso e com seus colegas. Tais mecanismos envolvem comunicação via e-mail, fax, internet, entre outros. O material empírico será sistematizado e proceder-se-á uma análise de conteúdo, estabelecendo as articulações entre os dados obtidos e os referenciais teóricos com a finalidade de atingir os objetivos desta investigação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)