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Avaliacao de materiais ludicos para criancas normais e especiais.

Processo: 98/13656-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Luísa Guillaumon Emmel
Beneficiário:Maria Luísa Guillaumon Emmel
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Terapia ocupacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brinquedo E Desenvolvimento | Criancas Especiais | Desenvolvimento Infantil | Terapia Ocupacional

Resumo

Este trabalho se insere nos projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Atividade Humana e Desenvolvimento, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar e tem por objetivo realizar uma avaliação dos materiais lúdicos construídos no referido Laboratório, visando à análise de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades em crianças normais e em crianças portadoras de necessidades especiais. A amostra de sujeitos será composta por dois grupos de crianças de quatro a seis anos: um composto por portadoras de deficiência mental e outro por crianças normais. Ambos os grupos participarão de sessões de brincadeiras na Brinquedoteca deste laboratório, na cidade de São Carlos (SP). Aproximadamente 20 crianças de cada grupo serão beneficiadas com este programa. As crianças portadoras de deficiência se submeterão a uma avaliação de desenvolvimento baseada no Guia Portage de Educação Pré-Escolar e seu pareamento com as crianças normais se fará a partir de sua Idade de Desenvolvimento. Após a intervenção, serão realizadas análises comparativas do desempenho dos diferentes grupos frente ao brinquedo, visando identificar neles o potencial para o desenvolvimento de habilidades que os mesmos propiciam e as possibilidades de adaptações para o benefício das crianças portadoras de deficiência mental. (AU)

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