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Estudo de fenomenos de ensino-aprendizagem de nocoes geometricas pelos alunos de 5.a a 8.a series.

Processo: 99/08902-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Saddo Ag Almouloud
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Instituição Sede: Centro das Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria  Computadores  Professores  Aprendizagem  Ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno | Aprendizagem | Computador | Ensino | Geometria | Professor

Resumo

Um dos problemas enfrentados pelo sistema de ensino brasileiro refere-se ao baixo desempenho dos alunos do Ensino fundamental, em Matemática. As recentes avaliações feitas pelo SAEB/MEC pela Secretaria de Educação de São Paulo evidenciem que esse desempenho torna-se ainda mais baixo quando o tema abordado é a Geometria. Na prática, vem sendo dada à geometria menos atenção do que ao trabalho com outros temas e, muitas vezes, se confunde o seu ensino, com o de medidas. A geometria é um ramo importante tanto como objeto de estudo como instrumento para outras áreas. No entanto, os professores do ensino fundamental apontam a geometria como um dos problemas de ensino/aprendizagem e quando solicitados a indicar os cursos de extensão que gostariam fazer, em sua maioria, indicam um curso de geometria. O diagnostico dessa situação vem sendo discutido nos meios acadêmicos, em alguns segmentos da sociedade e inclusive, em algumas instâncias governamentais. A Secretaria de Ensino Fundamental do MEC colocou em discussão nacional, Parâmetros curriculares e aponta a necessidades de revisão na formação de professores para a efetiva implantação de novas alternativas. Nas raízes da questão particular do baixo desempenho em Geometria alguns fatos se destacam: grande parte dos professores que hoje estão em atividade receberam uma formação de base muito precária em Geometria, devido à própria influência que o movimento da Matemática Moderna desempenhou em nossos currículos nas décadas de 60/70; os cursos de formação inicial de professores tanto os cursos de magistério como os de licenciatura continuam não dando conta de discutir com seus alunos uma proposta mais eficiente para o ensino de geometria. (AU)

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