Busca avançada
Ano de início
Entree

Presenca de hipersinais em substancia branca sucortical e nucleos profundos de substancia cinzenta a ressonancia magnetica nuclear de cranio em pacientes idosos, portadores de depressao de inicio tardio..

Processo: 99/10246-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Marco Antonio Marcolin
Beneficiário:Marco Antonio Marcolin
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Depressao No Idoso | Envelhecimento | Hipersinais Subcorticais | Rmn E Depressao

Resumo

A presente pesquisa se propõe a demonstrar a presença de hipersinais em substancia branca subcortical e núcleos profundos de substância cinzenta, à ressonância magnética nuclear de crânio, em idosos com depressão de início tardio, acima de 60 anos. Estes sinais diagnosticariam um sub tipo depressivo iniciado na senescência, com características e tratamento peculiares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TÂNIA MARIA DA SILVA NOVARETTI; MARCO ANTÔNIO MARCOLIN; SÍLVIO MEIRA JR; PAULO DE LORENZETTI GELÁS; CLEBER GUSTAVO ROTOLLI BAUDELIN; CÁSSIO MACHADO DE CAMPOS BOTTINO. Hipersinais subcorticais no exame de ressonância magnética: comparação entre idosos deprimidos e idosos normais. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 59, p. 754-760, . (99/10246-8)