Busca avançada
Ano de início
Entree

Teores de thiamethoxam, aldicarb e e seus metabólitos em folhas de café e correlação com o controle do bicho mineiro, Leucoptera coffeellum (guerin-meneville-1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae)

Processo: 00/12948-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2001 - 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Gilberto Casadei de Baptista
Beneficiário:Gilberto Casadei de Baptista
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Aldicarb  Café 

Resumo

Serão avaliados teores do inseticida neonicotinóide thiamethoxam e de seu metabólito CGA 322704 e os do inseticida carbamato aldicarb e de seus metabólitos sulfóxido e sulfona, em folhas de café. Os teores (concentrações) dos inseticidas serão correlacionados com a infestação do bicho mineiro Leucoptera coffeellum (Guérin-Mèneville, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae) e com o controle obtido ao longo do intervalo de coleta das amostras. As concentrações serão avaliadas por técnica de cromatografia líquida HPLC, usando-se detector de UV - visível e os métodos analíticos serão validados através de estudos de fortificação. Serão analisadas 939 amostras de folhas (2.235 análises), incluindo-se as de estudos de fortificação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA I. DIEZ-RODRÍGUEZ; GILBERTO C. DE BAPTISTA; LUIZ R.P. TREVIZAN; MARINÉIA L. HADDAD; DORI E. NAVA. Resíduos de tiametoxam, aldicarbe e de seus metabólitos em folhas de cafeeiro e efeito no controle de Leucoptera coffeella (Guérin-Mèneville) (Lepidoptera: Lyonetiidae). Neotropical Entomology, v. 35, n. 2, p. -, Abr. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.