Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da reologia do sangue nas dimensoes da vena contracta em jatos regurgitantes avaliados pela doppler ecocariografia em cores. estudo experimental in vitro.

Processo: 01/00724-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:André Schmidt
Beneficiário:André Schmidt
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ecocardiografia  Quantificação  Modelo experimental  Reologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecocardiografia | Modelo Experimental | Quantificacao | Regurgitacao Valvar | Reologia

Resumo

A caracterização precisa do grau de regurgitação valvar e sua repercussão hemodinâmica são fatores essenciais na avaliação da indicação cirúrgica em insuficiências valvares. Apesar da existência de inúmeros métodos não invasivos para caracterização de regurgitações valvares, muitos sofrem influências de fatores instrumentais e fisiológicos. A Doppler eco cardiografia têm mostrado potencial para tornar-se método adequado nesta avaliação e através de diversos métodos permite a quantificação de regurgitações valvares. Dentre os mais promissores destaca-se a avaliação da "vena contracta", região com fluxo mais estreito. Este método não sofre influência significativa de fatores instrumentais mas ainda pouco é conhecido sobre a influência de fatores fisiológicos. O objetivo proposto é avaliar, em modelo experimental "in vitro", a influência de fatores reológicos na quantificação de fluxos regurgitastes quando avaliados pelo estudo da "vena contracta". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)