Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de plantas e drogas sobre as alterações bioquímicas comportamentais e cognitivas do envelhecimento (estudos experimentais e clínicos)

Processo: 94/00545-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1995
Data de Término da vigência: 31 de março de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Beneficiário:Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoterapia  Etnobotânica  Plantas nativas  Etnofarmacologia  Plantas medicinais  Idosos  Automedicação  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Anti-Oxidante De Plantas | Deficit Cognitivo Na Velhice | Drogas Que Aumentam A Cognicao | Plantas Brasileiras | Radicais Livres De Oxigenio

Resumo

Algumas plantas no Brasil são utilizadas popularmente para diferentes fins terapêuticos, sendo conhecidas por seus possíveis efeitos estimulante, tônico, afrodisíaco, calmante, entre outros. Os idosos, de modo particular, representam a população alvo para o consumo destes remédios populares, uma vez que o declínio das funções psíquicas, no que se refere a atenção e memória, principalmente a designada memória recente. A nível bioquímico, os mecanismos do envelhecimento podem ser considerados, basicamente como uma resposta ao desequilíbrio existente entre a formação de espécies ativas de oxigênio e os mecanismos antioxidantes de defesa do organismo. Dentro deste duplo enfoque algumas plantas que exemplificam tais usos estão sendo estudadas quanto aos seus efeitos comportamentais e farmacológicos em animais jovens e idosos, bem como sob o ponto de vista bioquímico. Alem disso, uma vez comprovados indícios de que alguma planta/substância atue na cognição em testes feitos com animais, ou que apresentem efeitos antioxidantes, terá inicio a fase clínica. Uma terceira vertente do projeto temático, será delinear o padrão de consumo de medicamentos e remédios populares pelo idosos da cidade de São Paulo, considerando as fontes disponíveis de acesso aos mesmos e os fatores sócio-econômico-culturais que possam influenciar esse consumo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)