Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao microbiologica visando a utilizacao e comparacao de metodos rapidos e convencionais em vegetais folhosos minimamente processados.

Processo: 01/10264-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Luiz Pereira
Beneficiário:José Luiz Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias patogênicas  Minimamente processado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacterias Patogenicas | Metodos Rapidos | Minimamente Processado

Resumo

A procura por alimentos frescos, saudáveis e nutritivos provocou um incremento na demanda de hortaliças minimamente processadas. A qualidade final desses alimentos deve ser assegurada. Controles essenciais à manutenção da qualidade desejada, devem monitorar desde os tratamentos preliminares, na fase da pós colheita, bem como os demais procedimentos em fases posteriores como a limpeza, desinfecção, secagem, embalagem, estocagem, distribuição e comercialização. Tendo em vista que a análise microbilógica é fundamental para a segurança desses produtos, há a necessidade de introduzir-se maior agilidade no controle de qualidade na indústria de alimentos. O presente estudo tem por objetivo determinar a qualidade do produto na sua etapa final, verificando-se o nível de comprometimento desses quanto a sua segurança para o consumo, através da detecção e mensuração de bactérias patogênicas, através da utilização de métodos rápidos e convencionais, além de estabelecer limites microbiológicos que assegurem-os. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)