Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de contaminacao de restos alimentares por pacientes internados e infectados e das sobras alimentos do servico de nutricao e dietetica no hosp clinicas da fmb/unesp.

Processo: 01/14532-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Mores Rall
Beneficiário:Vera Lúcia Mores Rall
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos sólidos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Residuos Solidos

Resumo

Todo alimento não consumido nos hospitais brasileiros é incinerado, a um alto custo, por isso o trabalho tem por objetivo demonstrar a contaminação ou não desses alimentos pelos pacientes, durante a refeição. Se a não contaminação for observada, essas sobras alimentares poderão ser vendidas como matéria prima na indústria de rações animais, além da economia pela não inceração. A partir dos resultados preliminares, se houver suspeitas de que o alimento realmente possa ser contaminado pelo paciente durante a refeição, será apresentado um novo projeto, envolvendo biologia molecular, a fim de estabelecer associação definitiva entre a cepa isolada do paciente e a isolada do alimento. Tal etapa não foi apresentada nessa primeira fase para não onerar o projeto, mesmo porque esta poderá não ocorrer. Além disso, não saberíamos quais os microrganismos envolvidos nestes isolamentos, sendo impossível a descrição da metodologia e do elenco de "primers" adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)