Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de métodos de biologia molecular na identificação do grupo de riquétsias da febre maculosa nos vetores ixodídeos na região de Campinas, SP

Processo: 02/02471-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Arício Xavier Linhares
Beneficiário:Arício Xavier Linhares
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular  Vetores de doenças  Febre maculosa  Carrapatos  Rickettsia  Análise de sequência de DNA  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Campinas (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campinas | Febre Maculosa | Ixodidae | Pcr | Rickettsia

Resumo

Para detectar infecções riquetsiais presentes em carrapatos (Acarina: Ixodidae) naturalmente infectados e determinar as espécies de carrapatos que contribuem para a transmissão e/ou manutenção do ciclo da Febre Maculosa na região de Campinas, serão utilizados genes específicos de sequências de DNA nuclear de Rickettsia amplificadas mediante a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Inicialmente os carrapatos serão examinados para detecção bacteriana pela prova da hemolinfa e aqueles positivos serão analisados pela prova do PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DORA AMPARO ESTRADA; TERESINHA TIZU SATO SCHUMAKER; CELSO EDUARDO DE SOUZA; ELIAS JOSÉ RODRIGUES NETO; ARÍCIO XAVIER LINHARES. Detecção de riquétsias em carrapatos do gênero Amblyomma (Acari: Ixodidae) coletados em parque urbano do município de Campinas, SP. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 39, n. 1, p. 68-71, . (02/02471-6)