Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de oviposição de Aedes aegypti e Aedes albopictus em área endêmica de dengue do Estado de São Paulo

Processo: 02/07402-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Francisco Chiaravalloti Neto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vetores de doenças  Dengue  Vírus da dengue  Aedes albopictus  Aedes aegypti  Vigilância entomológica  Controle de vetores  Oviposição  São José do Rio Preto (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes Aegypti | Aedes Albopictus | Oviposicao

Resumo

O objetivo do projeto é o de avaliar o comportamento de oviposição de populações de Aedes aegypti e Aedes albopictus em área endêmica do Estado de São Paulo. Em área com aproximadamente 600 casas de um município da Região de São José do Rio Preto será realizada medida inicial de densidade larvária. Após, serão instaladas ovitrampas em 200 casas, subdivididas em 20 quadras, sendo que em 10 quadras serão instaladas ovitrampas com água e em 10 ovitrampas com fusão de feno. Em cada casa serão instaladas 4 armadilhas, sendo 2 no intra e 2 no peridomicílio. Essas ovitrampas serão visitadas durante três meses, por meio de 12 visitas semanais, onde se realizará coleta e substituição das palhetas. Em laboratório os ovos das palhetas serão contados e colocados para a eclosão para identificação das larvas. Após as 12 semanas será realizada nova medida de densidade larvária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)