Busca avançada
Ano de início
Entree

Emergencia do complexo et-5 da neisseria meningitidis b:4:p1.15 e seu impacto no comportamento da doenca meningococica no municipio de sao paulo, 1986-2000.

Processo: 02/08956-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Eliseu Alves Waldman
Beneficiário:Eliseu Alves Waldman
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vigilância  Infecções meningocócicas  Epidemiologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Meningococica | Epidemiologia | N.Meningitidis B | Vigilancia

Resumo

Caracterizar as cepas N. meningitidis B:4:P1.15, complexo ET 5 que, desde 1988, vêm causando epidemia no Mun. de São Paulo, com o intuito de identificar marcadores do(s) clone(s) epidêmico(s), analisar o impacto da sua introdução no comportamento da DM e sua distribuição espacial no município, buscando também identificar possíveis associações entre condições de habitação e a incidência da DM. A caracterização genética de todas as cepas de N. meningitidis B:4:P1.15, complexo ET 5 será realizada pela técnica da eletroforese em campo pulsado (PFGE). A análise do impacto da introdução do complexo ET-5 no comportamento da DM levará em conta a proporção de isolamentos do clone epidêmico, seu espectro de resistência a antibióticos, a incidência de DM, síndromes clinicas e sua gravidade, casos secundários, mudança de grupos de maior risco associadas a cepa epidêmica. Será utilizada a análise de regressão linear múltipla para o estudo da associação entre DM e indicadores de aglomeração no domicílio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIANA TIEMI MASUDA; TELMA REGINA MARQUES PINTO CARVALHANAS; RACHEL MARIA BORELLI PARADELLA FERNANDES; SILVANA TADEU CASAGRANDE; PAULA SUZUKI OKADA; ELISEU ALVES WALDMAN. Mortalidade por doença meningocócica no Município de São Paulo, Brasil: características e preditores. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 405-416, . (02/08956-1)