Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil

Processo: 02/09422-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roberto Nardi
Beneficiário:Roberto Nardi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências  Análise do discurso  Memória histórica  Grupos de pesquisa  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Dicurso | Educacao Em Ciencias | Memoria No Brasil

Resumo

O objetivo central da pesquisa é identificar, analisar e interpretar a visão dos pioneiros da pesquisa em Ensino de Ciências no país, sobre os fatores que contribuíram para a formação desta área. Pretende-se responder à questão: a que se deve o início da pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil? A metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e privilegiará a análise dos discursos dos pioneiros. No tratamento dos dados serão utilizados procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado por Pêcheux (1990) e Ortandi (1999). A pesquisa deverá: a) Contribuir para a organização da documentação sobre a área; b) preservar a memória histórica e sócio-cultural da área de Ensino de Ciências c) produzir livro, artigos e documentários sobre o tema. O projeto deverá ter a participação de pesquisadores do Grupo de Ensino de Ciências (Unesp/FC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (Unicamp/FE). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)