Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do comportamento da pressao arterial em hipertensos estagio i durante diferentes intensidades de exercicio resistido.

Processo: 02/11716-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Decio Mion Junior
Beneficiário:Decio Mion Junior
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento de força  Pressão sanguínea  Hipertensão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exercicio Resistido | Hipertensao Arterial | Pressao Arterial

Resumo

Não estão bem estabelecidas as respostas de pressão arterial ao exercício resistido em indivíduos hipertensos. Este estudo terá o objetivo de avaliar o comportamento da pressão arterial de hipertensos estágio I durante diferentes intensidades de exercício resistido. Serão estudados 10 indivíduos hipertensos estágio I e 10 indivíduos normotensos, que se submeterão ao protocolo de exercício nos moldes que se pratica nas academias. O protocolo constará de 3 sessões de 3 diferentes intensidades de exercício resistido (40%, 80% e 100% da contração voluntária máxima). Devido a medida indireta de pressão arterial não ser fidedigna durante o exercido, porque subestima os valores da pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica, a medida de pressão será intra-arterial. Com o propósito de validar a medida indireta da pressão arterial, esta será aferida por um monitor de pressão arterial batimento a batimento. Além da pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração, serão monitoradas antes e durante a sessão do procedimento experimental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)