Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletromiografia dos musculos abdutores superficiais do ombro em individuos normais e portadores de sindrome do impacto.

Processo: 02/13559-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Evanisi Teresa Palomari
Beneficiário:Evanisi Teresa Palomari
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletromiografia | Sindrome Do Impacto

Resumo

Atualmente a eletromiografia vem exercendo um importante papel no esclarecimento da atividade muscular em situações específicas, como as irregularidades da ação muscular em determinados movimentos do ombro em condições normais, patológicas ou em tratamento. Das patologias que acometem o ombro, a Síndrome do Impacto tem se destacado por ser uma das causas mais freqüentes de disfunção e dor. Alguns fatos descritos na literatura juntamente a observações feitas durante a reabilitação físioterapêutica nos levam a acreditar na possibilidade de encontrarmos uma relação direta entre o déficit de força e a atividade dos músculos superficiais que realizam a abdução (deltóide e bíceps braquial) do ombro. Através do método avaliativo da eletromiografia analisaremos as atividades musculares do bíceps braquial e deltóide em 2 (dois) diferentes grupos de indivíduos, onde receberão as seguintes denominações: GC (grupo controle) e o GSI (grupo com Síndrome do Impacto, submetidos a tratamento fisioterapêutico e sem histórico de intervenção cirúrgica), cada grupo será formado por 15 indivíduos. Dessa forma, objetivamos avaliar as atividades musculares dos diferentes grupos para observarmos as possíveis alterações que poderão ocorrer nos músculos superficiais que fazem parte da abdução do ombro (músculos deltóide e bíceps braquial), uma vez que o entendimento dos mecanismos normais e patológicos do ombro constituem a fundamentação da estratégia para a prevenção, treino e a reabilitação dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLITTI, FABIANO; AMORIM, CESAR FERREIRA; CALILI, LILIAN; ANDRADE, ADRIANO DE OLIVEIRA; PALOMARI, EVANISI T.. The use of surface electromyography for the study of auricular acupuncture. JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES, v. 14, n. 3, p. 8-pg., . (02/13559-1)