Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de promotores tecido-específicos a partir das informações do SUCEST e FOREST

Resumo

A grande quantidade de genes que tem sido identificada nos últimos anos terá um grande impacto no melhoramento de várias espécies cultivadas, principalmente pela obtenção de plantas geneticamente modificadas por métodos biotecnológicos. Esse impacto poderá ser ainda maior se forem tomadas providências para se diminuir as controvérsias existentes em relação às plantas transgênicas. Tal inovação, apesar de já ocasionar um grande impacto na agricultura mundial aumentando produtividade e diminuindo custos no cultivo, tem sido alvo de muitas críticas e, uma das principais, tem sido a expressão constitutiva dos transgenes, a qual é promovida pelas sequências promotoras atualmente empregadas. Esse tipo de padrão de expressão não é desejado e nem necessário, principalmente quando se trata de genes que podem ter algum efeito epistático como os de resistência a estresses bióticos e genes marcadores utilizados na seleção dos transformantes. Além disso, esses promotores muitas vezes não garantem níveis adequados de expressão. A alternativa mais viável para substituição de tais promotores seria a clonagem e caracterização de promotores tecido-específicos. Diante da quantidade e da qualidade de informação gerada nos projetos SUCEST e FOREST e da importância da cultura de cana de açúcar e eucalipto para o setor agrícola brasileiro, o presente projeto tem como objetivos a identificação e análise funcional de promotores tecido-específicos empregando os ESTs disponíveis nos bancos de tais projetos. A construção de um banco de promotores tecido-específicos representa uma importante e aplicável inovação tecnológica para o setor. Adicionalmente, o projeto contribuirá para a formação e treinamento de recursos humanos em análise genômica, análise funcional e bioinformática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, CAROLINA S.; BRAVO, JULIANA P.; RIBEIRO, CINTIA L.; SOPRANO, ADRIANA S.; SASSAKI, FLAVIO T.; MAIA, IVAN G. Vascular expression driven by the promoter of a gene encoding a high-affinity potassium transporter HAK5 from Eucalyptus grandis. PLANT CELL TISSUE AND ORGAN CULTURE, v. 131, n. 2, p. 213-222, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.
VICENTINI, RENATO; SASSAKI, FLAVIO T.; GIMENES, MARCOS A.; MAIA, IVAN G.; MENOSSI, MARCELO. In silico evaluation of the Eucalyptus transcriptome. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 28, n. 3, S, p. 487-495, 2005. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.