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Competências e prática social: o trabalho como organizador e estruturador das Reformas Educacionais Brasileiras no ensino médio e na educação profissional de nível técnico e sua concretização nas instituições escolares nos primeiros anos do século XXI

Processo: 03/01563-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:João dos Reis Silva Júnior
Beneficiário:João dos Reis Silva Júnior
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho docente  Projeto político pedagógico  Reforma do ensino  Reforma do Estado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao E Trabalho | Reformas Do Estado | Reformas Educacionais | Trabalho Docente

Resumo

Este projeto constitui-se no documento que orienta a investigação cujo objetivo é a compreensão do significado político da implementação da reforma educacional brasileira para seu nível médio e a sua modalidade profissional de nível técnico, partindo das premissas de que a ciência instrumental e os supostos neopragmáticos estão presentes nos documentos oficiais que orientaram essa pretendida reforma. A investigação, portanto, busca responder a seguinte indagação: as escolas médias e técnicas a serem pesquisadas concretizam como sujeito coletivo, as metas dos reformadores, que não necessariamente as suas, por meio do "projeto político-pedagógico" que desenvolvem? Em caso positivo, como o fazem, na cotidianidade da instituição escolar, através das práticas escolares em que consiste o trabalho docente? (AU)

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